Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Senha com o Arduino

Autor: Gabriel Bachiegga.

Nível: Básico.

Descrição do Projeto

Implementar um projeto, que o usuário vá alterando os 4 dígitos provenientes de uma senha.Para isso 5 botões serão necessários (4 para cada dígito e 1 para verificação).O sistema permite ao usuário um número x de tentativas, caso esse x estoure, o programa trava.Algo parecido acontece com o acerto, caso a senha esteja correta o programa trava.Toda comunicação visual do sistema é dada pelos LEDs e pela comunicação serial da Arduino com o PC, usando o Serial Monitor do próprio ambiente de programação.

Material Utilizado

- Arduino Duemilanove;
- 5 Push-Button;
- 2 LEDs;
- 5 Resistores de 10kΩ;
- 2 Resistores de 330kΩ;
- Protoboard;
- Fios de ligação.

Projeto

Os botões serão ligados nos pinos digitais do Arduino (2, 3, 4 e 5), assim como os LEDs (11 e 10, utilização do PWM).O usuário terá 3 tentativas para acertar a senha pré-definida no programa, caso erre a 3ª tentativa o sistema pisca um dos LED (neste caso o LED vermelho), a cada erro esse mesmo LED por PWM emite um pouco mais de luminosidade, ou seja, a cada erro a luz do LED se torna mais intensa.Caso o usuário acerte a senha, o programa trava e o outro LED (neste caso o LED verde) fica piscando.

Figura 01: Projeto montado I.

Figura 02: Projeto montado II.

Esquema de Ligação

Figura 03: Esquema de ligação elétrica.

Para baixar o esquema em Fritzing, clique aqui.

Programação

Acredito que esse projeto dispensa comentários a parte, é um projeto básico mas de "grande impacto" por proporcionar a construção de um sistema com materiais simples e de fácil acesso.Vale ressaltar que o tratamento do nível lógico dos pinos ligados nos botões são feitos dentro no bloco void loop(), por isso tem-se a necessidade de se colocar um delay após a ação do botão.

Para baixar a programação clique aqui.

Conclusão

O projeto é um "passa-tempo" bem interessante, para fins de conhecimento fica a utilização de materiais como push-button e LEDs, assim como a programação PWM e transmissão de dados pela serial.

5 comentários:

  1. Poderia utilizar os resistores internos p/ não ter que ligar estes fios e resistores aos botões.

    ResponderExcluir
  2. Roberto, obrigado pela visita e dica. O intuito é ir aprimorando cada vez mais os projetos. Caso tenha alguma idéia ou alguma coisa que queira divulgar, entrar em contato. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Vocês poderiam elaborar uma placa arduino, uma vez que esta é freeware e o projeto/desenho é fornecido no site da mesma.

    ResponderExcluir
  4. poderia disponibilizar o protejo o e o código por email wilkerferreira97@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. amigo, poderia disponibilizar a programação?

    ResponderExcluir