Objetivo
Alterar Cor do LED RGB através de uma palheta de cores
Autor
Antonio Carlos Pigossi Júnior
Descrição do Projeto
Usar o Arduino juntamente com 1 LED Rgb. Conforme o usuário seleciona uma cor em uma palheta de cores, essa mesma cor é apresentada na interface do LED RGB.
Material Utilizado
- 1 LED RGB;
- 2 Resistores de 90 Ω;
- 1 Resistor de 150 Ω;
- Fios de Ligação;
- 1 Arduino Duemilanove;
- 1 Protoboard
Led Rgb
São formados por três "chips", um vermelho (R de Red), um verde (G de Green) e um azul (B de Blue).
Em geral, os LEDs operam com nível de tensão de 1,6 a 3,3V, sendo compatíveis com os circuitos de estado sólido. É interessante notar que a tensão é dependente do comprimento da onda emitida. Assim, os LEDs infravermelhos geralmente funcionam com menos de 1,5V, os vermelhos com 1,7V, os amarelos com 1,7V ou 2.0V, os verdes entre 2.0V e 3.0V, enquanto os LEDs azuis, violeta e ultra-violeta geralmente precisam de mais de 3V. A potência necessária está na faixa típica de 10 a 150 mW, com um tempo de vida útil de 100.000 ou mais horas.
Figura 1 - LED RGB pinagem
O Projeto
Como os LEDs são sensíveis, e sempre desejamos não diminuir a sua vida útil, é recomendado usar resistores para proporcionar uma queda de tensão nos LEDs e, posteriormente a corrente no pino do Arduino.
No terminal vermelho do LED RGB colocamos um resistor de 150Ω, e nos outros 2 terminais (azul e verde) colocamos um resistor de 90Ω.
Feito isso, apoderando-se de outra ferramenta de desenvolvimento open-source, Processing, a qual permite-nos enviar as cores através da porta serial, compilamos o software o qual se comunica com o Arduino via porta serial e envia as cores, pois com o processing podemos criar um aplicativo onde fica fácil selecionar a cor a ser visualizada no LED RGB.
Figura 2 - Mudanças de cor do LED usando a palheta de Cores
Figura 3 - Mudanças de cor do LED usando a palheta de Cores
Esquema de ligação
A ligação do Arduino com o LED RGB ocorreu da seguinte forma:
Arduino | LED RGB |
Pino Digital9 | Pino Vermelho (RED) |
PinoDIgital10 | Pino Azul (BLUE) |
PinoDigital11 | Pino Verde (GREEN) |
GROUND | Pino restante (Seu tamanho é superior aos demais pinos) |
Programação
Clicando no link a seguir você poderá baixar como foi feita o software deste projeto, sendo esta, devidamente comentada.
Conclusão
O Arduino está programado para receber a cor em formato numérico entre dois caracteres que identificam o inicio e o fim da cor (^ para o inicio e $ para o fim). A partir disso, o usuário consegue alterar a cor do LED através de uma palheta de cores.
Bibliografia
E aí, já fizeram a sua própria plaquinha arduino? Tenho uma sugestão para o nome: ArduniLainsVentuno.
ResponderExcluirAbçs.
by gsm9
Os links dos codigos fonte estao quebrados.
ResponderExcluir