Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2010

LED RGB

Objetivo

Alterar Cor do LED RGB através de uma palheta de cores

Autor

Antonio Carlos Pigossi Júnior

Descrição do Projeto

Usar o Arduino juntamente com 1 LED Rgb. Conforme o usuário seleciona uma cor em uma palheta de cores, essa mesma cor é apresentada na interface do LED RGB.

Material Utilizado

- 1 LED RGB;
- 2 Resistores de 90 Ω;
- 1 Resistor de 150 Ω;
- Fios de Ligação;
- 1 Arduino Duemilanove;
- 1 Protoboard

Led Rgb

São formados por três "chips", um vermelho (R de Red), um verde (G de Green) e um azul (B de Blue).
Em geral, os LEDs operam com nível de tensão de 1,6 a 3,3V, sendo compatíveis com os circuitos de estado sólido. É interessante notar que a tensão é dependente do comprimento da onda emitida. Assim, os LEDs infravermelhos geralmente funcionam com menos de 1,5V, os vermelhos com 1,7V, os amarelos com 1,7V ou 2.0V, os verdes entre 2.0V e 3.0V, enquanto os LEDs azuis, violeta e ultra-violeta geralmente precisam de mais de 3V. A potência necessária está na faixa típica de 10 a 150 mW, com um tempo de vida útil de 100.000 ou mais horas.

Figura 1 - LED RGB pinagem

O Projeto

Como os LEDs são sensíveis, e sempre desejamos não diminuir a sua vida útil, é recomendado usar resistores para proporcionar uma queda de tensão nos LEDs e, posteriormente a corrente no pino do Arduino.
No terminal vermelho do LED RGB colocamos um resistor de 150Ω, e nos outros 2 terminais (azul e verde) colocamos um resistor de 90Ω.
Feito isso, apoderando-se de outra ferramenta de desenvolvimento open-source, Processing, a qual permite-nos enviar as cores através da porta serial, compilamos o software o qual se comunica com o Arduino via porta serial e envia as cores, pois com o processing podemos criar um aplicativo onde fica fácil selecionar a cor a ser visualizada no LED RGB.

Figura 2 - Mudanças de cor do LED usando a palheta de Cores

Figura 3 - Mudanças de cor do LED usando a palheta de Cores


Esquema de ligação


A ligação do Arduino com o LED RGB ocorreu da seguinte forma:

Arduino

LED RGB

Pino Digital9

Pino Vermelho (RED)

PinoDIgital10

Pino Azul (BLUE)

PinoDigital11

Pino Verde (GREEN)

GROUND

Pino restante (Seu tamanho é superior aos demais pinos)



Programação

Clicando no link a seguir você poderá baixar como foi feita o software deste projeto, sendo esta, devidamente comentada.

Conclusão

O Arduino está programado para receber a cor em formato numérico entre dois caracteres que identificam o inicio e o fim da cor (^ para o inicio e $ para o fim). A partir disso, o usuário consegue alterar a cor do LED através de uma palheta de cores.


Bibliografia




2 comentários:

  1. E aí, já fizeram a sua própria plaquinha arduino? Tenho uma sugestão para o nome: ArduniLainsVentuno.
    Abçs.
    by gsm9

    ResponderExcluir
  2. Os links dos codigos fonte estao quebrados.

    ResponderExcluir