Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Contador Utilizando um Display de 7 segmentos

E aí galera tudo bom com vocês?!

Meu nome é Pigossi, acabei de entrar na equipe do blog e atualmente adquiri uma placa de desenvolvimento livre, na qual também está sendo estudada em uma matéria da minha Universidade (Engenharia de Computação) e estou me divertindo fazendo projetos de diversos tipos.

Então gostaria de compartilhar com vocês.

Como tudo na vida tem um começo, este é o meu. Espero que gostem dos projetos que virão em breve.

Autor

Antonio Carlos Pigossi Júnior


Descrição do Projeto

Construção de um contador digital usando Arduino e um display de 7 segmentos.

O Contador inicia-se no número 0 e prossegue a sequencia até o número 9, quando esta for atingida, ele reinicia e a contagem se inicia novamente.


Material Utilizado

- Fios de ligação;

- 8 Resistores de 330Ω

- 1 Display de 7 segmentos


Display de 7 Segmentos

É um tipo de display (mostrador) barato usado como alternativa a displays de matriz de pontos complexos.Displays de sete segmentos são comumente usados em eletrônica como forma de exibir uma informação numérica sobre as operações internas de um dispositivo.

Ele é composto por sete leds, dispostos em forma de oito, os quais podem ser ligados e desligados indivivualmente. É ativando esses leds que podemos exibir em sua interface um determinado número, letra, etc.

O display pode ser de dois tipos: anodo comum ou catodo comum.

O primeiro, os terminais anodo de todos os segmentos estão interligados internamente e para que o display funcione, este terminal comum deverá ser alimentado por uma tensão Vcc, enquanto que os segmentos para estarem ligados precisam estar aterrados (ligados ao ground).

Já o display catodo comum, o terminal comum deve estar aterrado (ligado ao ground) e para ligar o segmento é necessário aplicar uma tensão Vcc ao terminal.

A seguir podemos observar a pinagem do display de 7 segmentos:

Se desejamos acender o número “0”, por exemplo, ligam-se os leds correspondentes ao digito “0”, que no caso são: a, b, c, d, e, f. Fazendo com que o display apresente-se da seguinte forma:

Esquema de ligação


Como os leds são sensíveis, e sempre desejamos não diminuir a sua vida útil , necessariamente é viável limitar a corrente no pino do Arduino (40mA), para isso colocamos os 8 resistores de 330Ω , fazendo com que a nova corrente enviada pelo Arduino seje de 1,5mA.

O brilho que desejamos no display, depende da corrente recebida nele, por isso podemos substituir esses resistores de 330 Ω por outros que encontram-se na faixa de 220~560 Ω.

Os pinos “comuns” do display foram “aterrados” (ligados ao ground), e a ligação do arduino com o display ficou da seguinte maneira:

Arduino

Display

Pino 1

Pino “.”

Pino2

Pino “c”

Pino3

Pino “d

Pino4

Pino “e”

Pino5

Pino “a”

Pino6

Pino “b””

Pino7

Pino “f”

Pino8

Pino “g”

Programação

Clicando no link a seguir, você pode baixar a como foi feita a programação do software deste projeto, sendo esta, devidamente comentada.

Conclusão

Como disse no inicio do post, o projeto é de nível básico, porém eu espero que ajude muitas pessoas que pretendem iniciar no desenvolvimento de projetos usando o Arduino. Fica claro que poderíamos ter utilizado 2 displays de 7 segmentos, fazendo um contador de 0-99, mas de começo para mim já foi uma boa a conclusão deste mero projeto.


Bibliografia

http://www.ee.pucrs.br/~terroso/html/7_segmentos.html

http://www.engenhariae.com/wordpress/?p=124


4 comentários:

  1. Parabens à equipe do blog! Show de bola! Arduino forever,

    ResponderExcluir
  2. Viu, bem que vcs poderiam fazer igual o/a amigo/a comentou no projeto da senha. Relembrando: fazer uma placa arduino vcs mesmo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver como ficaria um contador de 0 a 99 usando dois displays de 7 segmentos. Seria bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. kd o link com a programação?

    ResponderExcluir